Férias com crianças

Féreias com crianças no Eco Lodge Cabreira

A importância de brincar na Natureza – e não só para crianças

 

Estar ao ar livre, brincar na natureza e mexer na terra  é extremamente importante para as crianças e o seu desenvolvimento.  A natureza lhe proporciona 1001 brincadeiras e desafios que lhes permite uma aprendizagem ativa, explorando, descobrindo, inventando e resolvendo problemas. Quer estejam a subir a uma árvore, a saltar em cima de poças ou a espreitar para charcos entre rochas, os mais pequenos estão sempre a aprofundar os seus conhecimentos sobre o meio que os envolve.

 

O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza. Pais e filhos tornam-se em miúdos da Terra.

 

No Eco Lodge Cabreira não temos parque infantil, não temos uma equipa para a animação dos miúdos. Nem é precisa. Percorrendo o nosso terreno, descobrindo os insetos e repteis, explorando com ou sem lupa, mexendo na arreia ou na terra, caminhando trilhos, fazendo mini-barragens nas levadas, inventando historias de bruxas ao encontrar ruínas, nadando nas poças e cascatas. Ou ajudando nas tarefas da quinta, tomar conta dos animais. Andar ´a lenha´ ou construindo cabanas com os ramos velhos.

Beneficios

 

  • Contato com a natureza desperta consciência ecológica nas crianças. Enquanto as crianças brincam e interagem com a natureza, começam a entender como é que a natureza funciona.
  • Ganhar defesas. Brincar na terra e com animais faz bem para o sistema imunológico – ao contrário do que se costuma imaginar. Manter as crianças longe da ´sujeira´ em espaços fechados, higiénicos, não é bom para a saúde. Mas sim, estar em contato com as bactérias presentes na natureza. Isso fortalece sistema imunológico. Por isso, deixam tocar, brincar e até passar a lama pelo corpo todo!
  • Estimula a criatividade. Permite que as crianças explorem a imaginação e criem o que quiserem a partir daquele material. Podem construir algo concreto como um castelo ou simplesmente……
  • Proporciona bem-estar físico e mental. Brincar ao ar livre em contato com os elementos da natureza proporciona às crianças a sensação de bem-estar. Também pode ajudar a diminuir níveis de estresse, ansiedade e déficit de atenção.
  • Ajuda na formação do pensamento crítico. Em uma atividade como brincar com a lama, as crianças estão expostas ao ar livre e à ausência de regras pré-definidas. Ao permitir que brinquem livremente, se oferece aos pequenos a oportunidade de desenvolverem a capacidade de formar ideias, resolver problemas e pensar criticamente.
  • Desenvolve a coordenação motora. Brincar com elementos como água, areia, lama e argila contribui para o desenvolvimento da coordenação dos olhos e das mãos. Além disso, é uma atividade que trabalha as habilidades motoras finas e grossas. Vários sentidos são ativados quando as crianças brincam na lama. Consequentemente, o cérebro trabalha mais aumentando a sua atividade, o que proporciona benefícios como capacidade de concentração e organização de ideias.
  • É divertido. Brincar com a lama é bastante divertido já que proporciona às crianças uma nova experiência sensorial. Além disso, brincar ao ar livre é uma atividade que ajuda na produção de endorfina, o hormônio que aumenta a sensação de bem-estar e alegria.
  • Cria boas memórias. Quais são as melhores lembranças da sua infância? Proporcionar que crianças tenham a possibilidade de explorar as infinitas formas de brincar com a lama certamente vai fazer com que elas tenham uma boa resposta para essa pergunta no futuro.