explorar a Serra da Cabreira
mas não só … tambem pode contar com o geres, alvao, barroso e rio tamega
Estamos localizados na bonita Serra da Cabreira, distrito de Braga, concelho de Cabeceiras de Basto, na freguesia de Riodouro. E uns 200 metros fora do lugar antigo de Juguelhe. Temos o inicio do Geres como do parque natural do Alvão muito pertinho. O Norte de Portugal é uma maravilha para os amantes de natureza e descanso. Cheio de lugares escondidos para descobrir e explorar. Aldeias serranas antigas, cascatas, ribeiras e trilhos dos pastores. Parece que aqui, no meio rural, “não há nada, mas há de tudo”.
Familiar próximo do grupo que compõe o Parque da Peneda-Gerês, a Serra da Cabreira fica muitas vezes esquecida. Mas, no eixo entre Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho a sua presença é inegável e marcante. Ex-libris da região, tem uma beleza paisagística e uma biodiversidade assinaláveis. Em nada fica a perder para os encantos das serras mais a norte, com a vantagem de ser mais inexplorada. Venha connosco até ao baixo Minho, descobrir o que ver, onde ficar (aqui! no Eco Lodge Cabreira) e o que comer na Serra da Cabreira.
Granítica e alta, esta serra onde nasce o rio Ave desenvolve-se a sul do Gerês, na linha de transição do Minho para Trás-os-Montes, dividindo as bacias hidrográficas dos rios Cávado e Tâmega. O granito e a água são os principais recursos naturais desta serra, sendo o granito utilizado na construção de várias estruturas defensivas, viárias e domésticas, tais como, as pontes, as casas de arquitetura vernácula, os Fojos dos Lobos, bem como as cabanas que abrigavam os pastores quando estes apascentavam o gado.
Quem procura passar mais do que um fim de semana no Norte, rapidamente vai dar conta que há muito para ver, muito para fazer. Desportos radicais ou no ar libre, como o canyoning, o BTT, as caminhadas e os passeios a cavalo. Ou talvez nadar nos rios e por baixo das cascatas, escalar, 4×4 TT, ver os cavalos selvagens, parapente e parques de aventuras etc. A natureza do Norte de Portugal dá para divertir-te, e muito.
Mas o Norte oferece mais do que natureza só. Pensa em visitar as cidades históricas como Guimarães, Porto, Braga, Barcelos, Vila Real, Chavez, Amarante e muitos mais. Claro que, uma vez que está cá, quer aproveitar da gastronomia local. Saborear uma estufada de javali, chanfana, grelhados das vacas Barrosão. E claro, provar o vinho regional, o vinho verde. Ou visitar o região do Douro e participar numa prova de vinho do Porto. Há 100 e mais razões para visitar a nossa zona no Norte. Se precisa mais algumas dicas e inspirações, continua a ler ” O que fazer e visitar na Serra da Cabreira e perto”.